segunda-feira, 7 de abril de 2008

Eleicões 2008 - Notas

O ano eleitoral mageense promete muita ação (e confusão), principalmente para a prefeitura.

Renata do Posto seria candidata, mas foi forçada a mudar de idéia depois da cassação do seu mandato na Alerj.

Núbia Cozzolino (PMDB) parece estar com os dias políticos contados: por causa da propaganda da prefeitura na famosa Gatonet da cidade e propaganda com dinheiro público, ela poderá não ser candidata.

Com isso, Narriman (PT) se torna nome mais forte. A ex-prefeita ainda têm credibilidade com grande parcela da população - principalmente os servidores municipais - e seu vice, Lourival tem muita força no primeiro distrito.

As brigas de bastidores, processos e a baixaria nos discursos devem continuar. Seguimos esperando os próximos capítulos.

¤¤¤¤¤

A disputa continua entre grandes nomes da região. Do Postos, Cozzolinos e Zitos (Narriman e Zito separaram, mas continuam aliados politicamente): um dos três clãs continuará reinando na cidade. Será que a postura popular será enfim diferente?

¤¤¤¤¤


Sugestão feita pelo Mageense Global ao vereador Eduardo da Silva (PT), da oposição mageense e um dos entusiastas da campanha de Narriman e Lourival:

- Colocar um microfone sem-fio durante os comícios, com um mediador. As pessoas poderão fazer perguntas ao candidatos. O diálogo, mesmo que limitado, é essencial. Perguntas livres geram respostas mais interessantes do que discursos ensaiados.

Será que vai rolar? É esperar para ver.


¤¤¤¤¤

3 comentários:

Cesar Pinheiro disse...

Léo, excelente a sua idéia para os comícios (ou melhor, showmícios, pois não sei se existem mais comícios sem show). Quero só ver que político teria a ousadia e a coragem de dar um microfone ao público e ter de lidar com algo não ensaiado. Núbia faria isso. Não por conta de coragem ou ousadia, mas por conta da sua capacidade de "ensaiar" seu público.

Eu, ingenuamente ou sendo muito pessimista, acho que só é possível interromper o ciclo com o surgimento de uma terceira via (um terceiro nome, uma nova possibilidade). Realmente não sei se a população (que fique claro,a população somos todos nós, sem exceção) tem condições de assumir esse papel de fiscalizador - que é dela por excelência. Para isto funcionar precisamos de uma coisa simples: tempo. Muitas pessoas não estão mais presentes na vida política do município não por desleixo, descaso ou incapacidade, mas simplesmente porque não tem tempo.

Esse é o grande paradoxo da democracia: ela nos dá espaço e direito legal de ação, mas ao mesmo tempo encobre um sistema econômico que nos toma o tempo: no trabalho, no estudo, no trânsito engarrafado, etc. Afinal de contas, cada um precisa ganhar o pão de cada dia. E aí... como resolver este paradoxo? Podemos agir, mas não encontramos espaço na nossa agenda para isso.

Léo C. disse...

César,

Pela lei eleitoral, não podem haver mais showmícios. Logo, se vc ver algum, pode denunciar ao TRE.

Concordo sobre a terceira via, mas a forca dela vai depender da queda da Núbia. Concordo, em certo ponto, qdo dizem q a Narriman será forte o suficiente pra acabar com o reinado corrupto.

Mas aí tem outra questão: dá pra confiar nela? Acho q não, ao menos se não houver transparência e diálogo.

Nesse sentido, ela pode se tornar melhor que a atual. Será q ela está disposta a isso? Se não, é melhor ficar esperto...

Sobre a acão, bem: fico feliz que pelo menos por enquanto ainda há conversas sobre as coisas de Magé, mesmo num restrito grupo de pessoas. Dá pra sentir q pelo menos não se está sozinho.

Nestas conversas, agendas pessoais podem ser encaixadas a planos maiores, onde faremos um pouco pra nosso tempo disponível, mas mto pela nossa cidade.

É ir pensando e colocando as coisas na prática.

Unknown disse...

OLÁ AMIGOS,

MANTENDO-SE A LINHA DE RACIOCÍNIO, NA QUAL OS MAGEENSES QUEREM VER O FIM DA IMPUNIDADE, DOS ABUSOS POLÍTICOS E DOS "ACASOS" DA JUSTIÇA, COMO FICARIA A CANDIDATURA DE NARRIMAN, TENDO ELA SUAS CONTAS REJEITADAS.
LEMBREM-SE, O QUE É BOM PRA UM É BOM PRA TODOS, E AINDA, NÃO FAÇA AOS OUTROS O QUE NÃO QUEIRAS PARA VOCÊ.
QUE DEUS NOS GUIE E ILUMINE.
ABRAÇOS.