quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Campanha política

Aqueles que acompanham o blog sabem que eu escrevo de um lugar remoto, fora do país. Em Julho, porém, estive em Magé com minha esposa. Ficamos no centro, mas passeamos pelo centro de Piabetá e Pau Grande. Foi mais ou menos um ano longe de Magé até esta visita. Abaixo, seguem constatacões e observacões políticas que eu fiz ao caminhar pelas ruas da cidade e conversar com as pessoas.
  • O povo não é bobo? Ao que tudo indica - e caso a justica permita - Núbia deverá ser a vencedora das eleicões novamente. Pelo menos é o que se percebe pelo tamanho das campanhas e a repercussão entre eleitores.
  • Dormindo no ponto: A campanha de Narriman e Lourival ainda não tinha acordado, enquanto Núbia acordava a cidade com bicicletas e carros de som por todos os lados, além das mulheres (sempre muito desanimadas pelo sol quente) com suas bandeiras e placas.
  • Opcão? Roberto Theodoro, que dizem ser aliado dos Do Posto, também não tinha dado as caras.
  • No fim, o que vemos é uma mesmice. O rodízio político vai continuar, infelizmente.
  • "Cara, é complicado. Eu não concordo nem gosto dela, mas pra nós, candidatos pequenos, estar com a Núbia é uma mão na roda. Ela paga os cartazes, as fitas, ajuda com as bicicletas", me explicou um dos muitos candidatos que se aliam e aparecem em fotos ao lado da atual prefeita.
  • Vendedor de caldo de cana da rodoviária de Magé: "Po, eu nem sou da terra, mas vivo aqui há muito tempo e nunca vi ninguém fazer mais do que essa mulher fez." Cliente: "É verdade, vai dar ela de novo mesmo, não tem jeito."
  • A moda entre os candidatos é o funk e o samba! São muitas bicicletas, carros e motos de som por todos os lados com os hits políticos do momento. Na minha top list, estão:

    • Dinho Cozzolino: Na versão do clássico do funk - "Atoladinha" - o candidato se dá um tiro no pé. Uma mulher pergunta: "Você vai votar em outro?" E o cara responde: "Não, não. Vou arriscar". Ele mesmo admite que é um risco votar no candidato.
    • Irmã Beth: A evangélica sabe que gospel pra campanha política não rola. Sua campanha é em ritmo de samba!
    • Guilherme Marcatti: Seu jingle é baseado no funk "Chumbo quente" e diz: "Saiam da frente, lá vem ele minha gente..." ao som de tiros e o batidão. Esse mostra claramente o que acontecerá com quem atravessar seu caminho. Aqui, não estou insinuando que o candidato seja assassino, apenas tentei ironizar com o fato da música dele ter indícios de violência. Afinal, sabemos como as coisas são em nossa cidade. Desculpe se o comentário soou como acusacão.
    • Lééééééo: O candidato Leonardo da Vila aproveitou o sucesso do Mc Créu e fez o seu refrão ecoar à toda velocidade principalmente por Piabetá e região.
  • GRES Batata: O candidato a vereador fez uma escolha de samba por seu jingle. Dizem que Boró, o vencedor, embolsou mais de R$ 2000 pela vitória.
  • Humilhacão: ver Batata, tipo poderoso, sentado no Restaurante Semi-Deus, rindo e alisando seu relógio de ouro, rodeado por segurancas, me doeu como um tapa na cara de todos os mageenses que sabem das mutretas que ele arrumou e arruma desde antes de entrar na vida política.
  • Morte do Ney: "Estão falando aí que ele era marido da Núbia. Como pode se ele tinha mulher e filhos? Dizem que ele foi morto porque estava tirando muita onda, humilhando as pessoas, como se tivesse engolido um rei. Alguns dias antes, dizem que ele teria discutido e agredido Dinho Cozzolino", disse uma pessoa de Pau Grande, que acompanha bem de perto a saga dos Cozzolino políticos.
  • Política uma-mão-lava-a-outra: "Ele nunca se meteu com política, mas colocou o adesivo de Amigo Augusto no carro porque foi ele quem arrumou um emprego pra filha dele", explicou meu pai ao me dizer pq meu tio tava fazendo campanha.

7 comentários:

Anônimo disse...

É verdade as coisas aqui não mudaram muito. Não temos nenhum vereador que realmente sabe o seu papel nessa cidade, Batata, Leoooo, Marcatti, Roberto da Guarani, Amisterdan, Cozzolinos, etc...
É uma política suja, aqui em Magé, eles não prometem mudanças para a cidade, nem tem esse trabalho, são mais diretos, pedem votos em troca de pão, cesta basica, empregos comissionados, ajudas futuras..
Infelizmente Magé a maioria é pobre, e pobre tem fome, não tem oportunidade, e acaba trocando o voto por muito pouco.

Anônimo disse...

Adorei os comentários! Você se mostrou mais atualizado que muitos mageenses.
Só faltou citar o fato do Sr, Genivaldo Batata carregar 5 homicídios nas costas.

Cade a Justiça desse pais?

Fora quadrilha cozzolino.

Anônimo disse...

muito bom,o sua exposição sobre transportes coletivos.esqueceu de comentar que no ano passado,autoridades municipais,estaduais,viajaram no trem,prometendo aumentar a quantidade e a qualidade,li no O Globo.As kombis,vans,muitas tem motoristas sem CNH,já vi um motorista,pegar a van da central,levar até após o tunel procópio ferreira,saltar,dar o carro a um sem CNH.que a truxe até Mauá.fico estarrecido como os motoristas de kombis dirigem,parando nomeio da pista,para conversar.

Mageense Global disse...

Sim, é verdade.

O Secretário Júlio Lopes fez a inspecão do ramal e, depois de ver o caos, prometeu várias coisas que estão escritas aí neste Programa do governo.

Para quem quiser ler a matéria de Maio do ano passado, clique no link:

http://www.imprensa.rj.gov.br/SCSsiteImprensa/detalhe_noticia.asp?ident=38021

Obrigado pela ressalva e continue participando. :)

Anônimo disse...

Apelou um pouco ao insinuar que o Guilherme Marcatti é um criminoso. Não sou eleitora dele, porém para quem MORA em Magé sabe bem que esse não é o perfil do Guilherme, aliás, de nenhum Marcatti. Não generalize. Diga a verdade, aquilo que realmente tem conhecimento, do contrário nada o diferenciará da "corja politiqueira" mageense, levando-o ao DISCRÉDITO.

"Guilherme Marcatti: Seu jingle é baseado no funk "Chumbo quente" e diz: "Saiam da frente, lá vem ele minha gente..." ao som de tiros e o batidão. Esse mostra claramente o que acontecerá com quem atravessar seu caminho."

Mageense Global disse...

Gostaria de agradecer a participacão no blog e me desculpar por ter parecido acusar ao novo candidato.

Porém, gostaria de dizer que o fato de eu não estar morando em Magé agora não me impede de escrever sobre a cidade onde nasci, cresci e vivi durante 27 dos meus 29 anos.

Sobre os Marcatti: aos leitores que estão chegando agora, eles são uma das famílias mais influentes do centro da cidade. Guilherme tem se destacado no município com a organizacão de festas rave e do bloco carnavalesco Bananeira.

Há alguns anos, Guilherme e alguns de seus irmãos e primos estiveram envolvidos em inúmeras confusões em bailes na cidade, sobretudo no Magé Tênis Clube. Ele é conhecido por ter um temperamento explosivo.

No entanto, nas vezes em que tive a oportunidade de conversar com membros da família (um deles é muito amigo do meu pai), eles se mostraram ser muito gente boa.

O que me diferencia da "corja politiqueira" é o fato de estar preocupado e tentando, ao meu modo, contribuir para o crescimento da cidade.

Enfim, obrigado pelos comentários e espero que desta vez em tenha sido mto específico.

Anônimo disse...

Guilerme Marcatti

POR FAVOR!
é um belo de um oportunista, q não tem propostas sérias...
Fazer festas e ter um curriculo longos em brigas no tennis acho que dá p/ saber que não é um canditado serio.