sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

O que é Magé? - Parte 1: A busca pelo conhecimento

Que eu sou de Magé, é sabido. Mas digamos que outros queiram descobrir a cidade. Aí pensam: "hmmm....como podemos saber sobre Magé?" Hoje em dia, o primeiro passo é a Wikipedia.

Aí você vai à página da cidade na enciclopédia. Têm umas informações históricas, geográficas, mas nada muito profundo. Ok. Vamos ao google e digitamos a palavra Magé, para ver o que acontece.

A primeira página que aparece é da Prefeitura Municipal. "Arrá! Agora sim!". A página da prefeitura deve ter dados importantes, né? Vamos ver no que dá.

Logo de cara, vemos a logo da prefeitura. Duas pessoas de mãos dadas, formando um cora
ção. Ao lado, uma montagem com fotos de uma cachoeira, algo parecido com um píer, uma praia e uma igreja. "Uau! Que lugar lindo!", é nossa impressão. Aí descemos um pouco na página.

No início, um banner de realiza
ções da Prefeitura. Ao lado direito, mais obras da prefeitura. Ao lado esquerdo, novidades sobre taxas e impostos da prefeitura. Tem um 0800 também, onde elogiamos, solicitamos e denunciamos a prefeitura. Reclamar não pode. Tudo muito político, tem até rap da prefeita..."Opa! Ali! Turismo!". Ah, algo diferente. Vejamos.

Tem um mapa, com bolinhas pretas que levam à páginas dos pontos turísticos. Por ali, vemos que Magé tem muitas igrejas, manguezais, uma praia de por-do-sol lindo. Tem cachoeiras também. E só. Muitas das bolinhas não saem da página. Percebemos muitas ruínas, verbos no passado, parece que a cidade parou no tempo há muito tempo atrás.

Magé é reflexo do site da Prefeitura. Um município grande, populoso, mas terreno de disputas e picuinhas políticas. Os orgulhos são de outros tempos e o povo é esquecido aos olhos oficiais. Dentro do povo, diversas características, pensamentos e identidades, como destaca meu amigo César. Falaremos disso mais pra frente.

Em tempos globais, as distâncias estão reduzidas a quase nada. Logo, esse blog será minha visão distante do meu lugar. O mesmo amigo diz que a vista é privilegiada. Vamos ver.

Léo

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, da Noruega! Eu sou estudante e jornalista da Noruega. Eu e minha esposa (que é brasileira) vamos nos mudar para Magé em 10 dias. Vamos morar no Campinho, Suruí. Seu blog parece interesante. Fala inglês? Pode visitar o meu blog norueguês, www.utopiskrealisme.blogspot.com.